Saltar para o conteúdo principal

As cores quentes são aquelas que se situam na metade superior do círculo cromático. Um tom é considerado quente ou frio em função de como é percecionado pelo olho humano e da interpretação da sensação térmica que provoca no cérebro. A paleta de cores quentes destaca-se pelo seu caráter dinâmico e acolhedor, sendo utilizada para inspirar paixão, entusiasmo, intimidade e proximidade. Um conselho: use as cores quentes mais claras em divisões que precisem de mais luz e as mais escuras para conferir um toque extra de personalidade.

Gama de cores quentes
As cores quentes vão do vermelho ao amarelo, passando pelos laranjas, castanhos e dourados. Quanto mais vermelho existir na composição de uma cor, mais quente ela será.
A cromoterapia é uma disciplina terapêutica que estuda as propriedades que as cores exercem sobre o corpo e a mente. Está comprovado que as tonalidades têm a capacidade de gerar determinados benefícios, estimulando ou moderando emoções. Assim, segundo o “doutor cor”, estas são algumas das propriedades dos tons quentes:

  • A cor vermelha representa energia e paixão. Transmite vitalidade aos espaços, pelo que é preferível reservar os tons vermelhos para zonas de trabalho e evitá-los em locais como o quarto, uma vez que não favorecem o descanso. Em pequenas doses e nas suas versões mais claras ou em bordô, torna-se uma escolha elegante.
  • A cor tostada ou dourada transmite segurança, equilíbrio e conforto. Combina com tudo e, dentro das cores quentes, pode dizer-se que é a mais neutra e suave.
  • A cor laranja estimula o apetite, combate a preguiça, é alegre e vibrante. É um dos tons outonais por excelência, juntamente com os vermelhos e amarelos, e atrai calor ao lar. Aumenta a energia, é tonificante e até é indicada para problemas respiratórios.
  • A cor amarela simboliza otimismo e alegria. Na cromoterapia, é considerada uma cor purificante e antidepressiva. É um tom ousado que se adapta a qualquer divisão da casa pela sua luminosidade. Estimula a conversação.

Como combinar as cores quentes entre si
Se prefere um estilo clássico e intemporal, as tintas em tons quentes, como o ocre, o areia ou o bege, permitir-lhe-ão criar um espaço equilibrado. O segredo para combinar cores quentes está em fazê-lo com moderação, já que são indispensáveis no design de interiores, mas sem exageros. Algumas combinações que funcionam são:

  1. Laranja + ocre + amarelo = Cores de outono. Com esta gama criará uma sensação outonal que aumentará a temperatura e a luminosidade da sua casa. Aplique-a na sala através de tecidos que se complementem.
  2. Vermelho + salmão = Força e impacto. A união destes dois tons pode resultar muito elegante em acessórios. É uma combinação sofisticada, jovial e alegre, ideal para quartos infantis.
  3. Bordô + mostarda = Elegância que não passa despercebida. Esta combinação de tons quentes, sobre um fundo branco suave, pode criar ambientes acolhedores.

Como combinar cores frias e quentes
Para suavizar a intensidade das cores quentes, é recomendável combiná-las com tonalidades mais frias. Desta forma, o ambiente ganha equilíbrio. Existem várias formas de unir cores frias e quentes, consoante o efeito pretendido:

Procura contraste?
Então, opte por combinar cores opostas dentro do círculo cromático, como o violeta e o amarelo. É preferível que uma das cores tenha mais destaque do que a outra, para evitar um contraste excessivo. Se incluir outras cores, como o branco ou tons neutros, aliviará o peso visual das cores principais. Uma combinação de laranja e azul pode ser perfeita para um quarto infantil.

Procura moderação?
Aplique o mesmo princípio do contraste, mas em vez de escolher uma cor e a sua oposta, selecione uma cor e as duas que se situam de cada lado da sua oposta no círculo cromático, criando um degradé mais suave. Por exemplo, unir laranja, violeta e verde pode resultar muito bem, desde que reserve o tom mais claro para a maior superfície, como um sofá, e os tons mais intensos para os acessórios.

Procura harmonia?
Combine três tons consecutivos dentro do círculo cromático, que podem ser apenas frios, apenas quentes ou uma mistura dos dois. Um deles deve ser o tom dominante, enquanto os outros dois surgem em pequenos detalhes, como padrões.

Procura simplicidade?
Aposte numa paleta monocromática. Escolha uma cor de referência e aplique-a em paredes, têxteis e acessórios, variando apenas a sua intensidade.

Com todas estas sugestões, certamente já se sentirá aquecido. Afinal, as cores quentes têm o poder de transformar qualquer ambiente com a sua presença marcante. Mas atenção, não se deixe “queimar”!